Menu
· Home
· Artigos
· Busca
· Enquete
· Forum
· Glossário
· Login
· Top 10
· Web Links
Publicidade
Cinema: Preparação para montagem de cinema no Final Cut Pro X Cinema

Preparei um roteiro mostrando o workflow que uso para preparar o material bruto de filmes para o cinema e séries usando Final Cut Pro X.

Por Helgi Thorbergsson


Primeiro crio uma library master, que contém todo o material, um event para cada cena, um event para o projeto master (sequências), eventualmente um para versões antigas, um para músicas, outro para efeitos de som, um para computação gráfica e talvez um para material de arquivo (stock). Então crio uma library por cada diária para o material bruto, conforme vai chegando.

Neste exemplo a câmera usada foi Alexa, que já grava em ProRes, o que facilita bastante o processo. Também foi gravado em ARRIRAW num gravador externo, mas só foi usado na correção de cor no final do processo e nas cenas de efeitos visuais.

Shot Notes X

Então, com o material em mãos, crio uma nova library para a diária e importo o vídeo:

Material da Alexa recém importado.

Daí exporto um XML do event e importo para Shot Notes X ou simplesmente arrasto o evento para cima da janela do Shot Notes X, que suporta drag and drop.

Drag and drop de FCPX para SNX

Se conseguir combinar tudo direitinho com a continuidade antes, agora é só clicar no Import e selecionar o arquivo CSV que foi exportado do Excel da continuidade. Mas nem sempre isso é possível, por vários motivos, e pode ser necessário editar o CSV no Excel ou similar. Pessoalmente uso o LibreOffice, que é gratuito, donationware na verdade.

O ideal é que a ficha da continuidade esteja com essas colunas no Excel:

No caso da Alexa ou Red, basta colocar os primeiros 8 caracteres do nome do clip, por exemplo A001C001. Também há a possibilidade de colocar o timecode, que esteja dentro do começo e fim de cada clip para que o Shot Notes X faça a combinação. Tem a opção de colocar algum sufixo no nome do clip, mas não tenho usado, pode ser uma rápida descrição do plano talvez. Scene e Take não precisa explicar. Note 1 e Note 2 entram no campo Notes no FCPX com | entre eles, bom para colocar as observações do diretor e talvez descrição do plano. Um ótimo passatempo para a continuista no set entre um plano e outro é já ir criando os keywords ;-) que são reconhecidos no FCPX, pode ter vários, é só colocar uma vírgula entre um e outro, por exemplo o nome da personagem/objeto em cena, locação, tipo de plano, lente etc. Marcar os takes bons com Favorite e os ruins e incompletos com Reject. Ainda tem a opção de definir os roles e sub-roles, mas também não tenho usado.

Ficha da continuidade no LibreOffice

Se o Clip Name estiver correto, ou se tiver timecode que bate com o material, é só importar direto no Shot Notes X, senão clica no Shot Log, salve o CSV e abre no Excel junto com o CSV da continuidade e faça um copy&paste entre um e outro, salve o CSV editado e importe no Shot Notes X. Clique no Save XML e ele importa direto pro FCPX para um novo event.

Shot Notes X renomeia os clips com Scene-Take e o ângulo (Camera A, B etc.), ficando 1–1_A, e aplica keywords para cada scene e reel, ainda com a opção de criar um evento para cada scene.

Agora todos os clips estão nomeados, com todas as observações do set, melhores e piores takes marcados como favorite e reject, e com keywords.

Sync-N-Link

Próximo passo é importar o som direto para mesmo evento dos vídeos. FCPX reconhece os metados iXML, que são os nomes dos tracks do gravador de áudio, que normalmente dado pelo técnico de som com nome de cada microfone ou personagem, por exemplo BOOM, D-CONCEICAO, MARIA-D-GRACAS etc. FCPX usa esses dados como sub-roles do Dialogue. No final esses nomes já viram tracks no AAF gerado pelo X2Pro, no ProTools, Nuendo etc.

iXML do áudio como subroles

Enfim, exportar um XML do event, abrir Synk-n-Link e clicar no Open XML, ou simplesmente arrastar o event em cima do ícone do Synk-N-Link. Ele vai procurar timecode correspondente entre áudio e vídeo e avisar o resultado.

Tem algumas opções de usar o nome de vídeo e/ou áudio ao nomear os novos clips sincados e se usar os metadados do vídeo e/ou áudio. Uma opção muito legal é "Trim clips…" para o tamanho do vídeo, diferente do sync do FCPX, que deixa os clips com a duração do áudio e consequentemente com black no começo e fim de cada clip. Ainda tem opção de criar multicam clips se tiver mais de uma câmera.

Daí é só clicar em Sync Clips… e Synk-N-Link manda um XML para um novo event no FCPX com synchronized clips.

Ele coloca keywords identificando se o clip foi synchronizado ou não (normalmente tem mais clips de áudio do que vídeo porque muitas vezes som ambiente e outros extras são gravados além do vídeo).

Tudo sincronizado e organizado

Neste ponto eu copio o último event para o library master e começo a montar. O que antes levava horas para fazer, agora é questão de minutos.

Nos últimos dois longas que montei com esse sistema trabalhei sem assistente, mas a função do assistente ainda não se tornou obsoleto. Em trabalhos mais complexos ou com menos prazo pode agilizar muito o trabalho do montador, mas aí já é assunto para outro post.

Publicação de Helgi Thorbergsson Postado em Terça, fevereiro 26 @ 19:40:57 -03 por avid




 
Login
Apelido

Senha

Ainda não é Cadastrado? Você pode se cadastrar clicando aqui. Como usuário cadastrado você tem algumas vantagens como escolher o Tema do site (template) e enviar comentários com seu nome.
Links relacionados
· Mais sobre Cinema
· Notícias por avid


As notícias mais lidas sobre Cinema:
2-3 Pulldown

Classificação de notícias
Votar: 5
Votos: 2


Por favor, dedique um segundo de seu tempo para votar nesta notícia:

Excelente
Muito bom
Bom
Regular
Péssimo

Opções
Tópicos relacionados

CinemaFinal Cut Pro X